A aquisição da linguagem é influenciada por diversos fatores ambientais, sendo promovida por meios mais estimulantes e facilitadores.
Nos últimos anos, tem-se vindo a observar um aumento exponencial da utilização de dispositivos eletrónicos, sendo que as crianças também estão cada vez mais precocemente expostas aos mesmos. O desenvolvimento tardio da linguagem pode estar relacionado com o aumento do tempo de exposição a ecrãs, havendo necessidade de a família moderar a utilização destes dispositivos?

A Universidade de Aveiro (Gomes, 2022), realizou um estudo descritivo-correlacional com 93 participantes portugueses em 2022. Os resultados deste estudo revelaram que, de forma geral, as famílias são caracterizadas por serem coesas, flexíveis e com baixos níveis de rigidez e que as crianças apresentavam uma maior tendência para a utilização do telemóvel, tablet e televisão entre 0 a 3 horas diariamente. Para além disso, observaram correlações estatisticamente significativas entre os resultados da expressão verbal oral e da compreensão auditiva e o tempo de utilização do telemóvel, tablet e computador. Por outro lado, concluíram que crianças com um funcionamento familiar mais coeso e com bons níveis de satisfação familiar pontuam mais alto nas provas de linguagem.

Em suma, a utilização de dispositivos eletrónicos pode ter impactos positivos ou negativos no desenvolvimento infantil. Os pais devem estar informados acerca do impacto da utilização destes dispositivos no desenvolvimento infantil e encontrar um equilíbrio entre a utilização dos mesmos e os momentos de lazer.

Filipa Araújo – Terapeuta da Fala

 

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