O que é a Osteopatia?
A osteopatia é uma terapia manual que se concentra na estrutura do corpo e no modo como
funciona. Os Osteopatas trabalham para identificar e tratar problemas nos ossos, músculos, articulações e tecidos moles do corpo, usando técnicas manuais para aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar a função normal do corpo. A Osteopatia é uma abordagem holística para a saúde, levando em conta como as diferentes partes do corpo estão relacionadas e como podem afetar umas às outras.
Em que a Osteopatia pode ajudar?
As patologias mais comuns, que levam as pessoas a procurar uma consulta de osteopatia são:
-Dor nas costas: lombalgia, dorsalgia e ciática.
-Dor no pescoço: cervicobraquialgia e dor de cabeça tensionais.
-Dor nos ombros: tendinites, bursites e síndrome do impacto.
-Dor nas articulações: artrite e artrose.
-Lesões desportivas: entorses, distensões e contusões.
-Desordens crânio-sacrais: dor de cabeça, vertigens e desequilíbrios.
-Desordens viscerais: dispepsia, obstipação e dor abdominal.
Como se procede uma consulta de Osteopatia?
Os procedimentos de uma consulta de osteopatia variam de acordo com o paciente e suas necessidades específicas. No entanto, geralmente incluem:
Anamnese: O Osteopata irá fazer perguntas sobre o historial médico do paciente, incluindo qualquer dor ou desconforto que esteja a sentir e o seu historial de lesões anteriores.
Exame físico: O Osteopata irá examinar o paciente podendo avaliar o movimento, a força, a sensibilidade, entre outros.
Diagnóstico: Com base na anamnese e no exame físico, o osteopata irá fazer um diagnóstico e discuti-lo com o paciente.
Tratamento: O Osteopata poderá usar um vasto número de técnicas manuais distintas, sejam elas técnicas articulares diretas, técnicas miotensivas, técnicas fasciais, técnicas miofasciais, técnicas viscerais, técnicas de drenagem, técnicas cranianas, técnicas de mobilização, para tratar a área afetada e aliviar a dor.
Conselhos: O Osteopata também pode dar conselhos sobre alongamentos, exercícios e mudanças no estilo de vida para prevenir futuras lesões.
Ação da Osteopatia na disfunção da articulação temporomandibular
A articulação temporomandibular é a articulação que liga o osso temporal da cabeça à mandíbula e é responsável por permitir que a mandíbula mova para cima e para baixo e para os lados. A disfunção temporomandibular pode causar dor na mandíbula, ouvido, cabeça e pescoço, além de dificuldade para abrir e fechar a boca e ranger os dentes. A disfunção temporomandibular pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo má postura, stresse, lesões traumáticas, desgaste natural da articulação e problemas dentários. O tratamento osteopático pode incluir técnicas manuais, como manipulação da articulação temporomandibular e relaxamento dos músculos da mandíbula e do pescoço. Também pode incluir orientação sobre postura e exercícios para fortalecer os músculos da mandíbula e melhorar a flexibilidade. A osteopatia é uma abordagem eficaz para aliviar os sintomas da disfunção temporomandibular e tratar as causas subjacentes. É importante que os pacientes trabalhem com um osteopata qualificado para obter os melhores resultados.